Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Primeiro gigante a apostar em Dorival, Cruzeiro reencontra técnico que o levou à Libertadores há 16 anos

.


Técnico assumiu Raposa em 2007, substituindo Paulo Autuori - atual diretor do Cruzeiro -, e chamou atenção pelo volume ofensivo de um time com jovens em destaque O Cruzeiro enfrenta o São Paulo, nesta quinta-feira, no Morumbi, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. É um confronto direto nas lutas contra o rebaixamento e por uma vaga na Sul-Americana, marcando também o reencontro do clube mineiro com Dorival Júnior, hoje técnico tricolor.

+ Seja o primeiro a saber as notícias do Cabuloso! Clique aqui e siga o ge Cruzeiro no WhatsApp

Zé Ivaldo já treina na Toca da Raposa, mas só joga pelo Cruzeiro ano que vem

As histórias se cruzaram há 16 anos. Em 2007, o Cruzeiro foi o primeiro gigante do futebol nacional a dar oportunidade ao técnico, que então tinha 45 anos de idade e chamou atenção no comando do São Caetano, com quem foi vice-campeão paulista.

Mais notícias do Cruzeiro

Contratações do Cruzeiro: veja quem chega, quem fica e quem sai

Everton Ribeiro cita importância do Cruzeiro na carreira: "Projeção nacional e Seleção"

Escalação do Cruzeiro: Com volta de Vital, Zé Ricardo poderá repetir time; veja os relacionados

O Cruzeiro fez campanhas modestas em 2006, conquistando somente o Campeonato Mineiro. Para 2007, optou por trocar Oswaldo de Oliveira e contratar Paulo Autuori, que havia conquistado a Libertadores pelo clube 10 anos antes.

A passagem, no entanto, durou apenas 20 jogos, encerrando após eliminação para o Brasiliense na Copa do Brasil e goleada por 4 a 0 para o Atlético-MG, na ida da final estadual. Autuori, hoje, é diretor técnico do Cruzeiro.

Naquele momento, o Cruzeiro definiu Dorival como principal alvo no mercado. Como o promissor treinador estava em meio à disputa da final do Paulista, o clube celeste foi dirigido interinamente por Emerson Ávila na volta da decisão mineira. O time venceu por 2 a 0 o rival, mas ficou com o vice-campeonato.

Dorival Júnior, técnico do Cruzeiro em 2007

REprodução/TV Globo Minas

Dorival assumiu o Cruzeiro na transição para o Campeonato Brasileiro, ainda com a Sul-Americana para disputar, e entrou de vez no cenário da elite do futebol nacional. O time celeste chamou atenção pelo aproveitamento de jovens e pelo desempenho ofensivo.

Na Sul-Americana, o Cruzeiro caiu para o Goiás logo na primeira fase, em um momento da competição em que times brasileiros se enfrentavam na abertura e, muitas vezes, colocavam times reservas em campo.

Na Série A, no entanto, a equipe figurou sempre na primeira metade da tabela, encerrando a competição na 5ª colocação, com 60 pontos, voltando à Libertadores após ausência em 2005, 2006 e 2007. O São Paulo de Muricy, hoje integrante da diretoria que trabalha com Dorival no Tricolor, foi campeão, com 77 pontos.

Relembre a vitória de Dorival que levou o Cruzeiro de volta à Libertadores

Campanha irretocável do São Paulo, mas em um torneio que teve o Cruzeiro de Dorival como melhor ataque, de forma disparada, com 73 bolas na rede. Setor que teve como destaque Guilherme, cria da base estrelada, que ganhou sequência e terminou o ano com 23 gols, aos 18 anos. O volante Ramires, então com 20 anos, chegou do Joinville e foi fundamental na equipe de Dorival, construindo a carreira com disputa de Copa do Mundo e título de Mundial de Clubes no currículo.

Apesar da boa campanha do Cruzeiro no Brasileirão, a diretoria decidiu pela saída de Dorival no final do ano de 2007. Mano Menezes, que surgira no cenário como destaque com o Grêmio, recusou o convite celeste, e o clube acertou com Adilson Batista. O treinador ficou na Toca até 2010, com dois títulos do Mineiro e um vice da Libertadores.

Dorival também seguiu a carreira e empilhou bons trabalhos. Passou por Athletico-PR, Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Inter, Palmeiras, Santos e Vasco, entre outros clubes. Conquistou uma Libertadores e três Copas do Brasil, sendo uma neste ano, a primeira da história do São Paulo.

Nos anos que se seguiram, Dorival Júnior surgiu como opção para voltar ao Cruzeiro em algumas oportunidades. A última delas foi em 2019, em meio a um momento complicado do time na Série A do Campeonato Brasileiro. O treinador foi consultado, mas agradeceu à diretoria em função de uma cirurgia que estava marcada para acontecer.

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!