Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Medalhões retornam ao Brasil com esperanças de Copa, mas têm poucas chances com Tite na Seleção


De nove jogadores com convocações recentes para a seleção brasileira, apenas Hulk e Miranda tiveram convocação desde retorno ao futebol brasileiro. Mas apenas atacante do Atlético-MG entrou em campo O técnico da seleção brasileira, Tite, normalmente é cuidadoso com as palavras ao tratar de grupo fechado e portas fechadas no grupo para a Copa do Mundo. Mas as últimas listas deixam poucas dúvidas sobre as chances de medalhões que retornaram ao futebol brasileiro com esperança de convocações. Elas são bem reduzidas.

Até mesmo o sempre elogiado - inclusive por Tite - Renato Augusto, um dos protagonistas do primeiro ciclo de Tite na Copa do Mundo de 2018, hoje está distante dos planos da comissão técnica a seis meses da Copa do Mundo do Catar.

+ Tudo sobre a seleção brasileira

+ Antes de duelo com o Brasil, Son, atacante da Coreia do Sul, elogia Neymar: "É o melhor do mundo"

+ Escalação da Seleção: Raphinha ganha disputa com Jesus, e meio terá Fred e Bruno Guimarães

Tite abraça Renato Augusto em apresentação da Seleção em 2018: meio-campista do Corinthians ainda tem esperança de convocação

Lucas Figueiredo / CBF

Contando com o meia do Corinthians, outros oito jogadores com passagem recente pela seleção - e com o próprio Tite - voltaram ao futebol brasileiro, falaram em Seleção na coletiva de apresentação e tinham ilusão de se destacar a ponto de ganhar espaço no grupo de convocados de Tite.

Mas apenas Hulk - em fase brilhante no Atlétiico-MG -, e Miranda, campeão paulista com o São Paulo logo depois da chegada, foram convocados. Aconteceu em agosto de 2021 quando os clubes ingleses não liberaram jogadores para se apresentarem à Seleção.

Na ocasião, apenas Hulk jogou - e somente por 11 minutos contra a Venezuela. Miranda não saiu do banco de reservas.

Agenda da Seleção: Coreia do Brasil x Brasil na quinta, às 8h, em Seul. Depois, Japão x Brasil, na segunda, às 7h20, em Tóquio. A TV Globo, o SporTV e o ge transmitem ao vivo

+ Seleção brasileira: é preciso jogar na Europa para ser convocado?

Hulk entrando em campo pela Seleção: jogador foi convocado uma vez desde que retornou ao Brasil

TV Globo

Além do trio - Renato Augusto, Hulk e Miranda -, Filipe Luís, David Luiz e Pablo, do Flamengo, Giuliano, Paulinho, Willian, do Corinthians, retornaram com pensamento claro: a seleção brasileira seria consequência de bom trabalho no clube. "Um prêmio", como sempre pensou Renato Augusto.

- Minha cabeça está totalmente voltada para o Flamengo. Minha decisão de vir para cá foi para encarar todos os desafios e ambições. Em um jogador de futebol, se não existir a ambição de defender seu país, ele está na profissão errada. Tenho, sim, a ambição. O futuro a Deus pertence - comentava David Luiz na chegada ao Flamengo em setembro do ano passado.

Com apoio da comissão técnica, Tite observa todos esses jogadores, mas hoje se preocupa em dar mais chances a atleta mais jovens. Num momento que a lateral esquerda está indefinida - com disputa tripla entre Alex Sandro, Alex Telles e Guilherme Arana -, o treinador sempre olhou com carinho para Filipe Luís - quando ainda era do Atlético de Madrid, ele foi titular na campanha vitoriosa da Copa América 2019 -, mas, em tom de lamentação, costuma brincar que "se tivesse cinco anos a menos - ..."

O lateral do Flamengo, que completa 37 anos em agosto, foi o primeiro a retornar, em julho de 2019. Todos os demais - com exceção de Pablo, que chegou este ano, voltaram para o Brasil em 2021.

Convocado para a Copa de 2018 quando atuava no futebol chinês, Renato Augusto ainda encanta a comissão técnica pela lucidez em campo, mas o entendimento é de não teria a mesma entrega - de mobilidade e intensidade - de jogadores mais jovens. Pesa também histórico de questões físicas.

A seis meses da Copa do Mundo do Catar, Tite diz que tem 50 atletas que quer manter motivado até a convocação final para o Mundial. Vale para os mais jovens até os medalhões, mas é difícil de imaginar novas chances desta lista dos que regressaram ao Brasil.

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!