anuncie

Sistemas, trocas e comportamento: Seleção investe em visão in loco para observar rivais da Copa

Por Virtual Rondônia em 29/05/2022 às 14:06:16
Duplas de observadores viajam na quarta-feira para conferir jogos da Sérvia e Suíça. "Ideia é tratar de coisas até então desconhecidas", conta Ricardo Gomes, um dos enviados pela CBF Espiar adversários, conhecer a fundo cada detalhe de rivais. Num mundo com inúmeras plataformas de informações sobre o jogo, com transmissões de jogos de futebol para todo canto do planeta, a missão pode até parecer menos necessária. Mas a missão de duas duplas de observadores da seleção brasileira é voltar da Europa com trabalho debaixo do braço para mostrar a Tite.

Nesta quarta-feira, o técnico Ricardo Gomes e Lucas Oliveira, analista de desempenho do Palmeiras, e o ex-jogador Marcinho, auxiliar técnico do Bragantino, e Gabriel de Oliveira, analista do Fluminense, embarcam para ficarem de olho na Sérvia e Suíça, respectivamente.

+ Gabriel Magalhães se diz ansioso por estreia na Seleção e explica pedido de dispensa

+ Jogadores e comissão da Seleção madrugam na Coreia para ver final da Liga dos Campeões

A seleção brasileira enfrenta a Coreia do Sul em Seul na próxima quinta-feira. Depois, em Tóquio, na outra segunda, encara o Japão, no segundo amistoso de preparação para a Copa. A TV Globo, o SporTV e o ge transmitem as partidas ao vivo

Tite conversa com Ricardo Gomes e Cleber Xavier na sede da CBF: ex-zagueiro vai assistir a Sérvia em quatro jogos

Lucas Figueiredo / CBF

+ Seleção recebe Guilherme Arana e faz treino com golaço de letra de Neymar; veja vídeo

+ Seleção brasileira curte folga em parque de diversões na Coreia; em vídeo, Neymar chora de rir

E não se trata apenas de observar aspectos táticos e técnicos dos adversários, mas também comportamentais. Por exemplo, Ricardo e Lucas assistiram ao amistoso entre Holanda e Dinamarca (4 a 2 para os holandeses), que teve importância menor do que os jogos de Portugal em março - os portugueses se classificaram depois de vencer Turquia (3 a 1) e Macedônia do Norte (2 a 0), em jogos tensos que garantiram o passaporte para o Catar.

- Sem conseguir enfrentá-los, é uma maneira de preceder as nossas adversidades da Copa - resume Ricardo Gomes, em entrevista ao ge.

- O fato de estar no estádio te permite detalhes que em programas de computador ou pela TV você não tem. É outra história.

Auxiliar de Tite, Cléber Xavier comanda o trabalho pela comissão de Tite. Funciona desta maneira: eles passam espécie de modelo para que as duplas preencham informações básicas sobre os adversários. Coincidentemente, a dupla formada por Marcinho e Gabriel assistiu o duelo Inglaterra e Suíça, segundo adversário do Brasil na Copa (ingleses venceram por 2 a 1 no amistoso).

Ex-jogador, Marcinho é auxiliar técnico do Bragantino e está na missão de observação da seleção brasileira

Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

- A ideia é definir os sistemas, as formas de construção, as formas de marcação, definir as características individuais de atletas e até o processo de substituições. Além de alguns fatores decisivos no jogo ofensivo, alguns pontos vulneráveis no jogo defensivo - comentou Cléber Xavier.

Apesar do foco estar nos amistosos contra Coreia do Sul - aliás, possível adversário da seleção nas oitavas no grupo H que tem Coreia, Portugal, Uruguai e Gana -, os estudos, mesmo preliminares, servem de base para a seleção brasileira antes da Copa. Num momento em que não há, praticamente, enfrentamentos intercontinentais.

- Claro que o Tite tem sua forma de trabalhar e a gente vai seguir as indicações do que querem saber. A ideia é também tratar de coisas que ate então são desconhecidas. Por exemplo, num jogo você vê o nome do atacante, o Vlahovic, e a gente sabe do nome, do número, mas certamente tem outros pontos que temos que estar bem atentos - comentou Ricardo, que disputou a Copa de 1990 e foi cortaado às vésperas do tetra em 1994.

Camarões em setembro

Na primeira rodada de observações, as duplas tiveram oportunidade de ver possíveis adversários da seleção, como Portugal nas oitavas - definido por Ricardo como equipe de "muita qualidade nas escolhas de meio de campo" -, Holanda nas semis - "com Van Gaal de volta, time muito bem organizado, com muita qualidade no jogo" - e decidiu ver de perto Camarões em setembro.

A tradicional seleção africana, última adversária da primeira fase, trocou de treinador e só tem dois jogos sob comando do ex-jogador Rigobert Song, que por sinal enfrentou a seleção brasileira na Copa de 1994.

Rigobert Song, técnico de Camarões, enfrentou o Brasil em 1994 e agora dirige tradicional equipe africana

Alexander Hassenstein/Getty Images

Quando retornarem da data Fifa de junho, a comissão de Tite vai definir a estratégia para a última janela de observaçõesantes da Copa - nos jogos de setembro. É claro que até o confronto do Mundial serão observados diversos vídeos de cada um dos adversários da Copa.

- A gente deixou Camarões fora porque eles tiveram dois jogos só com o Son como treinador e a gente ia esperar que eles tivessem padrão maior, desenvolvesse padrão maior em junho. Em setembro, já com cinco jogos - esses dois de antes (março), mais os três que vão fazer agora (junho) -, a gente vai reunir para discutir observações de Suíça e Sérvia e definir isso. Mas o foco agora é Coreia e Japão e o foco em setembro são os amistosos de setembro - disse Cléber Xavier.

Veja os jogos de cada dupla:

Ricardo Gomes e e Lucas Oliveira, analista do Palmeiras, vão assistir a quatro partidas da Sérvia pela Liga das Nações. São os seguintes jogos:

Dia 2 de junho - Sérvia x Noruega, em casa

Dia 5 de junho - Sérvia x Eslovênia, em casa

Dia 9 de junho - Sérvia x Suécia, fora de casa

Dia 12 de junho - Sérvia x Eslovênia, fora de casa

Márcio Freitas, o Marcinho, e Gabriel de Oliveira, analista do Fluminense, vão acompanhar a Suíça. Pela Liga das Nações, são as seguintes partidas:

2 de junho - Suíça x República Tcheca, fora de casa

Dia 5 de junho - Suíça x Portugal, fora

Dia 9 de junho - Suíça x Espanha, em casa

Dia 12 de junho - Suíça x Portugal, em casa

Fonte: Ge

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui