anuncie

Mais de 470 acidentes com animais peçonhentos são registrados em Rondônia em quatro meses

Número de acidentes cresceu de janeiro a abril deste ano, de acordo com dados da Agevisa.

Por Virtual Rondônia em 08/05/2023 às 20:46:31
Número de acidentes cresceu de janeiro a abril deste ano, de acordo com dados da Agevisa. Maioria dos ataques foi de serpentes. Mais de 470 acidentes com animais peçonhentos foram registrados em Rondônia em 2023

Mais de 470 casos de acidentes com animais peçonhentos foram registrados em Rondônia de janeiro até o início de maio. Os dados são da Agência Estadual de Vigilância Sanitária. (Agevisa).

Segundo esse levantamento, a maioria dos ataques casos foi com serpentes, como jararacas, surucucus e corais-verdadeiras.

O biólogo Flávio Terassini diz que esses répteis estão aparecendo mais por causa da expansão das cidades dentro do estado. Na última semana, inclusive, ele promoveu um curso para o público que quer entender a importância desses animais tem pra nossa região.

A Agevisa afirma ter registrado um aumento de casos de acidentes com animais peçonhentos nos quatro primeiros meses deste ano. Foram 470, ante 433 no mesmo período de janeiro a abril de 2022.

"Primeiro ponto, a gente tem que observar que mais pessoas indo para áreas de floresta, mais contato com animais. Então muita gente tem celular, acaba tirando foto e aí há acidentes. Agora com a questão do desmatamento aumentando, esses animais vão entrando na cidade em busca de abrigo", afirma o biólogo.

O que fazer em caso de picada de cobra?

Caso seja vítima de um animal peçonhento, a recomendação é não cortar o local, fazer perfurações ou sucção na pele. O local da picada deve ser lavado com água e sabão, imediatamente.

A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital. Outra dica importante é não amarrar o local da picada, pois um torniquete pode aumentar o risco de necrosar o membro do corpo e resultar até em amputação.

É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível), pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Onde ligar

Se for picado por cobra, entre em contato com os Bombeiros (193), com o Samu (192), ou se dirija ao hospital público mais próximo.

Fonte: G1 RO

Comunicar erro
LANCHE DA JAPA

Comentários

anuncie aqui