Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Da compra do Cruzeiro por Ronaldo à estreia na Série B: primeiro episódio de "A Virada" é lançado


Documentário que conta bastidores do acesso à elite está disponível no Globoplay Lançada no início desta semana, a série "A Virada", que conta bastidores da chegada de Ronaldo ao Cruzeiro e da conquista da Série B, está oficialmente no ar. O primeiro episódio está disponível no globoplay, para assinantes, e também será exibido no SporTV, 0h15 deste sábado.

A Virada: Ronaldo vê Cruzeiro perder clássico, mas não perde a confiança no time

+ Notícias do Cruzeiro

O conteúdo também trata, de forma geral, sobre a chegada do modelo de clube-empresa ao Brasil. Ele foi produzido pela Beyond Films, com cerca de 15 meses de filmagens, e distribuído em quatro episódios. O roteiro é de Fábio Figueiredo e Marcelo Pizzi. Marcelo também foi o responsável pela direção da série, narrada pelo jornalista Tino Marcos (veja a ficha completa no fim da matéria).

O primeiro episódio, o único lançado até o momento, tem 52 minutos de duração e abrange, de forma mais detalhada, um período de sete meses: de outubro de 2021 (quando começam as negociações com Ronaldo) até abril de 2022 (primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro).

Segundo relatos de Ronaldo Fenômeno de Pedro Mesquita, responsável pela negociação das ações da SAF do Cruzeiro, a primeira conversa entre as partes aconteceu no final de outubro, via aplicativo de mensagens. O ex-jogador foi convidado para conhecer não só o projeto do clube mineiro, mas também do Botafogo.

- Olá, Pedro. Quero muito ver. Infelizmente estou voltando para Madrid agora, e volto no dia 29 a São Paulo. Podemos falar por telefone amanhã? - respondeu Ronaldo.

Dali até o final das tratativas, passaram-se 50 dias. O anúncio oficial da intenção de Ronaldo em ser dono das ações do Cruzeiro foi anunciado pelas partes no dia 18 de dezembro daquele ano. "Nós estávamos, no mesmo momento, assessorando o Botafogo. O Ronaldo também não se interessou pelo Botafogo. Ele se interessou pelo Cruzeiro", relatou Pedro Mesquita.

Mas, antes de aprofundar no início do trabalho da gestão de Ronaldo, também foi preciso retratar o passado recente para contextualizar a situação financeira encontrada pela SAF. Há detalhes sobre as investigações da Polícia Civil contra dirigentes que trabalharam na Toca da Raposa entre 2018 e 2019, e também relatos dos jornalistas Gabriela Moreira e Rodrigo Capelo, que denunciaram a situação, em reportagem no Fantástico, em maio de 2019.

Aquele ano, que havia começado com título do Mineiro e grandes atuações na Libertadores, terminou com o inédito rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Os problemas financeiros e administrativos se acentuaram com insucessos nas edições de 2020 e 2021 da segunda divisão, e o Cruzeiro decidiu mudar o planejamento, investir mais para 2022. Nesse processo, Vanderlei Luxemburgo (técnico) e Alexandre Mattos (diretor de futebol) seriam as principais cabeças do projeto.

A virada: trecho inédito de documentário mostra bastidores de rescisão com Fábio

Seriam... apesar de os dois terem sido confirmados em suas funções, não seguiram com o clube após o anúncio da SAF. O documentário conta com relato de Mattos sobre a situação e também com a explicação de Ronaldo em relação ao Luxemburgo:

"No nosso planejamento, não poderíamos contar com um treinador do cacife do Luxemburgo, com o salário que ele cobrava"

Neste sentido, iniciou a busca pelo substituto. E a contratação de Paulo Pezzolano partiu da sugestão de Paulo André. O "braço direito" de Ronaldo, de pouquíssimas aparições em entrevistas ao longo de pouco mais de um ano no Cruzeiro, também explica na série como se deu o processo de contratação. Há também relatos do ex-zagueiro sobre ameaças após a saída do goleiro Fábio, hoje no Fluminense.

Passada a primeira crise da gestão de Ronaldo, iniciava o processo de montagem do time para o Mineiro, mas também com olhar para a Série B. O clube estava impedido de registrar jogadores por conta de R$ 26 milhões em dívidas na FIFA, e o elenco era curtíssimo. Pedro Martins, diretor executivo, e Gabriel Lima, relataram bastidores desse momento do planejamento.

Por fim, o episódio tratam de duas semanas importantes para o projeto do Cruzeiro em 2022. No início de abril, houve, em campo, a final do Campeonato Mineiro e a estreia na Série B; fora dele, duas assembleias que marcaram definitivamente a assinatura da compra das ações da SAF por parte de Ronaldo.

Ficha de "A Virada"

Produção: Beyond Films

Direção: Marcelo Pizzi

Roteiro: Fábio Figueiredo e Marcelo Pizzi

Direção de fotografia: Lucas Loureiro

Narração: Tino Marcos

Produção de base: Paula Alvim

Montagem: Fred Bahia

Produção executiva: Liz Reis, Marco Antônio Araújo, Ronaldo Nazário e Victor Rios

Duração: 4 episódios

Exibição: SporTV e Globoplay

Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv

???? Ouça o podcast ge Cruzeiro ????

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!