Com apoio da Uefa e do FIFPro, associação que representa mais de 1000 clubes divulga declaração em prol do modelo de organização atual, sem mencionar as tentativas da Superliga A Associação das Ligas Profissionais de Futebol da Europa emitiu nesta sexta-feira um manifesto em defesa da pirâmide do futebol europeu, após assembleia extraordinária da entidade das ligas realizada em Praga, na República Tcheca.
A declaração conta com o apoio de outras instituições importantes do futebol da Europa, como a Uefa, a Associação de Clubes da Europa (ECA), a união de torcedores europeus (FSE) e o Sindicato Mundial de Jogadores Profissionais (FIFPro).
+ Confira a tabela da Liga dos Campeões 2022/23
Manifesto pela pirâmide do futebol envolveu principais ligas da Europa
Divulgação / European Leagues
Na Declaração conjunta sobre a Pirâmide do Futebol Europeu, os signatários se comprometem a seguir os seguintes princípios: competições abertas; meritocracia esportiva; boa governança e diálogo; e órgãos governamentais para envolver e equilibrar de forma justa os interesses das partes legítimas nos processos de tomada de decisão.
A associação das ligas europeias foi fundada em 2005, inicialmente por 14 campeonatos. Hoje a instituição conta com 40 ligas profissionais de futebol e associações de 34 países, representando mais de 1000 clubes.
— O futebol europeu manteve-se inabalavelmente robusto ao longo da sua história, mesmo quando passou por desafios e evolução. No entanto, isso só foi possível por meio de sua abertura e compromisso com a participação total em toda a pirâmide do futebol. Significa proteger e preservar a economia do futebol desde a base até a elite e manter esses elos cruciais em todo o seu ecossistema — afirmou a associação, em nota.
O manifesto desta sexta-feira é mais uma resposta contundente às tentativas ainda existentes de criação de uma Superliga Europeia de clubes. A associação das ligas europeias declarou que não se pode "permitir que o futebol seja enfraquecido ou comprometido por tentações financeiras de curto prazo ou realizações de poder global."
Também foi anunciado após a assembleia geral desta sexta-feira em Praga apoio: ao aumento do percentual distribuído das receitas totais das competições continentais via mecanismo de solidariedade, de 4% para 10%; e ao fortalecimento dos mecanismos de pagamento de solidariedade através de projetos dedicados às categorias de base.