Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

Ex-Atlético-MG está preso em prédio no Sudão por causa de conflitos armados no país; veja vídeo


Lateral-direito Alex Silva foi revelado pelo Galo e é campeão da Copa do Brasil de 2014; ele e outros nove brasileiros estão presos em casa no Sudão após Guerra Civil no país O lateral-direito, Alex Silva (28 anos), formado no Atlético-MG e campeão da Copa do Brasil de 2014, está preso em um hotel em Cartum, capitão do Sudão, há quatro dias por conta dos conflitos que explodiram no país. O jogador e outros brasileiros chegaram ao país africanos há três meses para atuar pelo Al-Merreikh. Ao todo são nove brasileiros, sendo quatro atletas e cinco pessoas da comissão técnica do time.

Ex-Atlético-MG está preso em casa no Sudão após início de conflitos armados no país; veja

"Ninguém esperava que isso podia acontecer. Pela janela, a gente vê a correria, carros de guerra passando... E os caças passam bem baixo, mas graças a Deus o prédio não está no meio do confronto. Só ouve bomba explodindo o dia inteiro, tiro"

No momento em que gravava um vídeo para a reportagem do ge, da janela do hotel, às margens do Rio Nilo, mais uma bomba explodiu. (Veja vídeo acima)

- Isso aqui eu tô filmando agora, tá vendo ali, é o Rio Nilo, e do outro lado está tendo os tiroteios. (Bomba explode). Agora, olha isso, agora! Por isso não é bom ficar aqui, porque nunca sabe onde vai explodir as bombas.

O ge conversou com o lateral, que contou estar trancado no prédio onde mora. Segundo Alex, a energia acabou, e eles estão usando o gerador, mas a energia pode ser cortada a qualquer momento. Itens básicos também estão no fim, e o grupo pode ficar ainda sem internet. O jogador informou que o Itamaraty disse apenas para ficarem em casa e que não tem o que fazer.

Brasileiros de time do Sudão - ao fundo Alex Silva

Arquivo pessoal

A família do jogador, que é natural de Nanuque, no Norte de Minas, está em Belo Horizonte.

- Eles iriam vir esta semana, minha esposa Jennifer, e meus filhos Maria Cecília e Téo. Eles ficaram em BH porque demoraram a tirar o visto.

Alex Silva estava no Vila Nova-GO até o início deste ano, quando foi para Sudão. O lateral achou interessante a proposta para poder jogar a Champions da África. O jogador foi revelado pelo Galo, pelo qual teve duas passagens. A primeira entre 2013 e 2014, sendo campeão da Copa do Brasil com o time mineiro. E outra entre 2016 e 2017 (sendo emprestado período).

Alex Silva, lateral do Atlético-MG, emprestado ao Coimbra para 2020

Bruno Cantini/Atlético-MG

Conflitos no Sudão

Os confrontos no Sudão começaram após uma ruptura entre o Exército e os grupos paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF). Em outubro de 2021, os dois grupos se juntaram para dar um golpe que tirou os civis do poder, mas agora romperam pelo controle do país.

Apesar de o Sudão ter um histórico de conflitos internos, a capital Cartum sempre foi poupada e vivia uma relativa paz. Desta vez, no entanto, a cidade é o centro dos enfrentamentos.

Nesta terça, o número de mortos no conflito passou de 200, segundo o chefe da missão da ONU no país, Volker Perthes. Outras 1.800 pessoas ficaram feridas.

Posição oficial do Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada em Cartum, está em contato com 12 brasileiros que vivem naquele país e com seus familiares no Brasil, de modo a prestar toda a assistência possível aos nacionais. O governo brasileiro tem mantido coordenação com outros países que também têm cidadãos em território sudanês sobre ações coordenadas de assistência, a serem eventualmente implementadas a partir do momento em que as condições de segurança permitirem.

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!