Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Esporte

De Nagelsmann a Conte: veja lista de técnicos demitidos na Europa em 2022/2023


Declarações polêmicas, insatisfação do elenco e resultados ruins estão entre motivos para dispensa de treinadores de renome A temporada 2022/2023 na Europa ainda não acabou, mas acumulou diversos técnicos demitidos. Treinadores importantes que atuavam no futebol europeu tiveram o contrato rescindido por diferentes motivos, desde resultados insatisfatórios até pressão de jogadores e preferências da diretoria. Confira, a seguir, quem acabou sendo desligado do cargo.

Nagelsmann demitido do Bayern de Munique

De forma surpreendente, Julian Nagelsmann foi demitido do Bayern de Munique no meio da Data Fifa de março, mesmo com o time nas quartas de final da Champions League e com 100% de aproveitamento na competição. O clima pesou depois de críticas do técnico alemão de 35 anos contra os jogadores após a perda da liderança da Bundesliga, em derrota para o Bayer Leverkusen. O desgaste com o elenco e atitudes questionáveis fora de campo minaram o treinador.

+ Jornal faz lista de jogadores que "derrubaram" Nagelsmann no Bayern de Munique

+ Goretzka e Kimmich negam problemas com Nagelsmann

+ OPINIÃO: o que explica a saída de Nagelsmann

Julian Nagelsmann no Bayern de Munique

Reuters

Conte demitido do Tottenham

Uma temporada aquém do esperado gerou uma onda de críticas de Antonio Conte ao time e revelou uma conturbada relação dentro do Tottenham, cujo vínculo foi encerrado no fim de março. A eliminação nas oitavas de final da Copa da Inglaterra para o modesto Sheffield United e da Champions League para o Milan fizeram o treinador italiano perder a paciência, chamando os jogadores de egoístas. Com o técnico cada vez mais desconectado do clube, a situação se tornou insustentável aliada ao mau aproveitamento de contratações, como Richarlison, que sofreu duas lesões e não marcou nenhum gol na Premier League até o momento.

+ Hojbjerg, do Tottenham, dá recado a Conte: “Tem que explicar melhor”

Antonio Conte, técnico do Tottenham, durante derrota para o Milan na Champions

Daniele Mascolo/Reuters

Sampaoli demitido do Sevilla

Jorge Sampaoli chegou ao Sevilla em outubro e sua segunda passagem no clube espanhol durou somente cinco meses. A missão era tirar o time da parte de baixo da tabela do Campeonato Espanhol, o que não foi concretizado no período. À época da saída do técnico argentino, em março, os blanquirrojos apareciam na 14ª posição apenas dois pontos acima da zona do rebaixamento. A presença nas quartas de final da Liga Europa foi insuficiente para manter o treinador, que também enfrentava resistência do elenco, segundo a imprensa espanhola.

Jorge Sampaoli durante Fenerbahçe x Sevilla

REUTERS

Klose demitido do Altach

Maior artilheiro da história da Copas do Mundo, Miroslav Klose teve encerrada, em março, sua primeira experiência como técnico. O alemão foi demitido do Altach depois de nove meses, com o time na lanterna da fase classificatória do Campeonato Austríaco.

Miroslav Klose como técnico do Altach

Twitter/Rheindorf Altach

Gattuso demitido do Valencia

Gennaro Gattuso caiu do comando do Valencia no fim de janeiro, sem conseguir fazer o time reagir na temporada. Pesaram para a queda do técnico italiano a derrota em casa para o Athletic Bilbao nas quartas de final da Copa do Rei e o clube ocupando a 14ª posição do Campeonato Espanhol apenas um ponto à frente do Cádiz, que abria a zona do rebaixamento.

Gattuso no Valencia

Biel Aliño/EFE

Gerrard demitido do Aston Villa

Ídolo do Liverpool, Steven Gerrard não resistiu à má fase no Aston Villa. O treinador inglês deixou o time em outubro, com os Villans apenas uma posição acima da zona de rebaixamento da Premier League. Foram somente 9 pontos em 11 jogos no campeonato.

Gerrard em Fulham x Aston Villa pela Premier League

REUTERS/David Klein

Tuchel demitido do Chelsea

O Chelsea surpreendeu com uma demissão relâmpago. Thomas Tuchel foi dispensado no início de setembro, após derrota para o Dínamo Zagreb na estreia na Champions League. Foram apenas sete jogos oficiais no comando dos Blues desde o começo da temporada. A imprensa inglesa atribuiu a demissão a Todd Boehly, empresário americano líder do consórcio que comprou o clube em 2022. Depois de desavenças, já não havia comunicação entre os dois. E os jogadores também estariam questionando as decisões táticas do treinador.

+ Tuchel, após demissão do Chelsea: "Devastado"

Seis meses depois, Tuchel foi anunciado como o novo técnico do Bayern de Munique no lugar de Julian Nagelsmann.

Técnico Thomas Tuchel no Chelsea

Getty Images

Ge

Globoesporte.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!